Seguidores

Translate

Páginas

Cientistas encontram região do cérebro responsável por medo de perder dinheiro





Cientistas encontram região do cérebro responsável por medo de perder dinheiro
Estudando pacientes com lesões raras no cérebro, pesquisadores americanos identificaram grupo de neurônios que nos fazem não gostar de perder dinheiro
REDAÇÃO ÉPOCA

Reprodução,
DECISÕES
Localização da amídala no cérebro
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, estudando dois pacientes com lesões raras no cérebro conseguiram evidências diretas de por que não gostamos da ideia de perder dinheiro. Os dois pacientes tinham lesões nas amídalas cerebelosas, um grupo de neurônios importante para o controle emotivo e para a tomada de decisões, que foram importantes para o estudo de um fenômeno chamado "aversão à perda". Os resultados da pesquisa foram publicados na segunda-feira (8) no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences.
Pessoas com aversão à perda tendem a evitar decisões que causem qualquer tipo de perda, mesmo quando acompanhada de um ganho igual ou maior. Esse novo estudo estudou a hipótese de a amídala ter um papel de mediação na aversão à perda. As lesões dos pacientes os impediam de perceber, reconhecer ou sentir medo. Nem mesmo podem reconhecer a expressão de medo no rosto de uma outra pessoa. Cada paciente, com um grupo de outras doze pessoas, participou de um testa para perceber como a possibilidade de perder dinheiro afeta a possibilidade das pessoas apostarem em jogos de azar.

Os dois pacientes com problemas na amídala eram menos afetados pela diferença entre os potenciais ganhos e perdas, e, às vezes, mesmo quando as perdas potenciais eram maiores que os ganhos eles escolhiam apostar, mostrando uma falta de aversão à perda. "A amídala em pleno funcionamento parece nos tornar mais cautelosos", afirmou Ralph Adolphs, professor de Psicologia e Neurociências, ao Science Daily. "  Nós já sabíamos que a amídala estava envolvida no sentimento de medo, e ela também parece nos fazer ficar com 'medo' de perder dinheiro", disse.


fonte:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/







By flo with 2 comments

2 comentários:

Postar um comentário

moneyitsgood
Mensagem do formulário de comentário:

|Este Blog|Link daqui|A web|

    • Popular
    • Categories
    • Archives