" Golpe do e-mail com CPF personalizado"
O Cadastro de pessoas físicas - CPF, é o número que identifica cada brasileiro. Sem ele a pessoa fica impossibilitada de realizar diversas funções, como abrir conta em bancos, por exemplo.
A divulgação de números de documentos pessoais deve ser controlada. de posse desses números criminosos podem roubar a identidade da pessoa. Um exemplo recente é o caso do mecãnico que teve seus dados roubados e ficou com uma dívida de mais de R4 600 mil reais. No ano passado, clientes de uma empresa aérea foram alvo de mensagens maliciosas que mostravam não só o nome completo como também o número do cartão do programa de pontos por fidelidade.
O acesso a esse tipo de informação confidencial, geralmente, é causado a partir de incidentes de vazamento de dados – que podem ocorrer de diversas formas: desde um servidor invadido por cibercriminosos que roubam os dados ou pela perda de notebooks ou pendrives contendo informações corporativas. Infelizmente não existem muitas formas de se proteger, pois quando o usuário se cadastra em um site de comércio eletrônico e tal empresa sofrer um ataque, automaticamente os dados roubados permitem que todos se tornem vitimas em potencial. No caso do CPF e outros dados do cidadão temos um cenário ainda mais grave, pois esse tipo de informação pode ser facilmente comprada pela internet ou em bancas de camelô.
Portanto, quando receber um e-mail, mesmo que exibindo seus dados pessoais, fique atendo e seja sempre cuidadoso. dos grandes bancos brasileiros."
fonte e créditos:
http://www.castrodigital.com.br
Muito oportuna esta reportagem.
Um forte abraço,
Jorge Purgly
A Coisa tá feia, é golpista pra todo lado,
temos que estar como os Escoteiros,
SEMPRE ALERTAS!!!!
moneyitsgood
Mensagem do formulário de comentário: